O comentário diz:
"Vídeo experimental sobre um departamento de arquitectura que já não existe,
acompanhado de música extremamente original."
acompanhado de música extremamente original."

Na origem do darq reboot esteve uma reunião extraordinária convocada por alunos do 1ºano, que, a propósito de uma confusão com uma falta de sala meteram o darq em xeque, e levantaram questões de funcionamento, de docência, de pedagogia, de ensino da arquitectura.
O manifesto que já coloquei aqui foi uma acha para a fogueira.
Nessa manhã de 16 de fevereiro o darq acordou com cópias do manifesto por todos os cantos, e uma ansiedade quase sufocante pairava no ar, a reunião estava marcada para o fim da tarde.
16 de Fevereiro de 2005, (julgo que eram) 17 horas... a sala T-qualquercoisa, agora a actual sala de projectoI, encheu-se de alunos, e muitos professores - nunca o darq tinha visto tantos professores juntos no mesmo dia, à mesma hora e no mesmo espaço. O que lá aconteceu certamente já deve estar morto e enterrado na memória dos presentes, mas a verdade é que foi um momento fulcral para o que se gerou a seguir.
As tropas organizaram e montou-se o darq reboot.
O darq reboot teve como objectivo pensar o ensino da arquitectura e a "Escola de Coimbra", e dos quatro cantos do país vieram represeasntantes de outras "escola" falar sobre isso e fazer um reboot ao sistema.
Ao mesmo tempo o darq reboot queria rever a forma de ensinar a arquitectura no departamento, e aconteceu também a primeira (e única) reunião da assembleia da arquitectura. Esta assembleia tinha como principal objectivo pensar o darq, e era constituída por professores, alunos-representantes de cada ano, e antigos alunos. Não tendo qualquer papel deliberativo, e à margem do conselho pedagógico e do científico, a assembleia analisava e sugeria. Realmente durante algumas horas isso aconteceu, mas como só poucas pessoas tinham realmente uma ideia de estrutura para um departamento de arquitetura, a discussão foi curta e não produziu frutos. A assembleia não voltou a acontecer... Nem o darq reboot...
Sem comentários:
Enviar um comentário