o desconexo

_

20.12.06

o 16.02 e o darq reboot

Tropecei num video (que coloquei no fim deste post) produzido pela Bala Perdida, para o evento darq reboot. Gostei particularmente do comentário do duartesilva que publicou o video no you tube.
O comentário diz:

"Vídeo experimental sobre um departamento de arquitectura que já não existe,
acompanhado de música extremamente original."


Há muito tempo atrás aconteceu o darq reboot.
Na origem do darq reboot esteve uma reunião extraordinária convocada por alunos do 1ºano, que, a propósito de uma confusão com uma falta de sala meteram o darq em xeque, e levantaram questões de funcionamento, de docência, de pedagogia, de ensino da arquitectura.
O manifesto que já coloquei aqui foi uma acha para a fogueira.
Nessa manhã de 16 de fevereiro o darq acordou com cópias do manifesto por todos os cantos, e uma ansiedade quase sufocante pairava no ar, a reunião estava marcada para o fim da tarde.

16 de Fevereiro de 2005, (julgo que eram) 17 horas... a sala T-qualquercoisa, agora a actual sala de projectoI, encheu-se de alunos, e muitos professores - nunca o darq tinha visto tantos professores juntos no mesmo dia, à mesma hora e no mesmo espaço. O que lá aconteceu certamente já deve estar morto e enterrado na memória dos presentes, mas a verdade é que foi um momento fulcral para o que se gerou a seguir.

As tropas organizaram e montou-se o darq reboot.
O darq reboot teve como objectivo pensar o ensino da arquitectura e a "Escola de Coimbra", e dos quatro cantos do país vieram represeasntantes de outras "escola" falar sobre isso e fazer um reboot ao sistema.
Ao mesmo tempo o darq reboot queria rever a forma de ensinar a arquitectura no departamento, e aconteceu também a primeira (e única) reunião da assembleia da arquitectura. Esta assembleia tinha como principal objectivo pensar o darq, e era constituída por professores, alunos-representantes de cada ano, e antigos alunos. Não tendo qualquer papel deliberativo, e à margem do conselho pedagógico e do científico, a assembleia analisava e sugeria. Realmente durante algumas horas isso aconteceu, mas como só poucas pessoas tinham realmente uma ideia de estrutura para um departamento de arquitetura, a discussão foi curta e não produziu frutos. A assembleia não voltou a acontecer... Nem o darq reboot...

Sem comentários: