O mário, ao entrevistar o Kurt W. Forster - para uma Nu que sairá lá para o fim do ano - lembrou-se de provocar o Forster com a frase do Eisenman que leu aqui no des-conexo.
"i don´t believe in teaching architecture"
E depois enviou-me a resposta do Forster:a resposta rápida...
"That´s why he as been doing it all it´s life."
e depois, lá pelo meio da resposta longa, destaco:
"You may not have what it takes to be an architect."
Esta questão do "teaching architecture" é sempre um punhal de dois gumes! O Forster chama-lhe «paradoxal».
Como ensinar arquitectura? Ensinar arquitectura ou aprender arquitectura?
Educação ou orientação? Ensinar arquitectura implica uma educação estética dentro de determinados parâmetros ou aprender arquitectura é assimilar processos operativos de projecto?
Pode parecer óbvio mas deixo escrito: aprender arquitectura é aprender a pensar.
Paulo Varela Gomes, nas marcantes aulas do 1ºano, dizia algo parecido com isto:
"Qual a diferença entre um aluno de arquitectura, e um aluno de qualquer outra área, no momento em que entram nesta sala?
O aluno de arquitectura, ao entrar, olha para o espaço e pensa imediatamente como o poderia alterar."
1 comentário:
..não me perguntes como.. mas descobri agora mesmo o teu blog... Parabéns! ;) *mariana
Enviar um comentário