o desconexo

_

13.12.08

restauro e extensão da villa garbald - miller & maranta



Em 1863 Gottfried Semper desenha a Villa Garbald para Agostino Garbald e a sua mulher escritora Johanna em Castasegna, uma pequena vila perto da fronteira com a Itália. A casa e a parcela são mais tarde doadas à ETH de Zurique que em 2001 promove o restauro da villa e uma extensão para ali instalar um centro de pesquisa e seminários.
O concurso foi ganho pela dupla Miller e Maranta que responde com um volume seco e esguio colocado a um canto da parcella nas traseiras da villa Garbald cuja referência conceptual são os roccoli, pequenas torres características da região do Tessin para a captura de pássaros.
O expressivo prisma pentagonal de planta irregular, colado ao muro da propriedade, eleva-se como um marco que delimita o jardim. Distingue-se da villa Garbald e das construções vizinhas pela depuração das suas linhas e pelas fachadas carimbadas de forma indistinta de janelas quadradas.
O piso térreo abre a sala principal para o jardim exterior através de um grande envidraçado. O interior cresce como uma espiral em torno de uma caixa de escadas irregular de lances sempre diferentes que distribuem para os quartos. No último piso a escada dilata-se para desembocar num pequeno foyer que oferece a paisagem longínqua do vale.








links
informação gráfica (pdf)
fotos Julien Blanc


E ainda um pequeno vídeo tirado da web com uma visita à villa Garbald:



















3 comentários:

Mário André disse...

mais uma vez, e cada vez mais, os miller e maranta parecem-me um excelente sitio para fazer um estagio... excelente post!
abraço

tiago borges disse...

eheh... porque não?!
haja saúde no meu pc para postar aqui mais arquitectura helvética "as good as" Miller&Maranta!
(tenho tido problemas com este fóssil)

abraço!

Lapa disse...

E sai mais um projecto das suiças que deixa muito boa impressão da produção contemporânea helvetica.
Um projecto muito bonito (seja lá o que bonito queira significar em arquitectura - mas sou de palavras simples).
Bom post Tiago ... vou fazer questão doravante de comentar mais, já que nos deixas com estes belos "in-sights":P da Suiça
Grande abraço