o desconexo

_

17.4.10

outras tendências recentes

José Davila, "S, M, L, XL" (2000)

Se se falar de livros que têm um certo peso na intrigante história das publicações sobre arquitectura, tem-se necessariamente de referir o "SMLXL". Mais de mil páginas monográficas sobre a fábrica OMA. Um livro cujo potencial fica a dever tanto ao seu tamanho como ao seu conteúdo. Mais tarde Koolhaas edita "Content". Outra "aventura arquitectónica" de informação, gráficos e efeitos especiais em formato livro e papel barato. Contudo estes exemplos são o oposto aos livros que importam a este post.

Se se falar de livros que fazem pender a balança das publicações noutro sentido, destacam-se as monografias recentes de Valerio Olgiati. Estas têm o peso do preciosismo em páginas de pouco texto onde generosas fotografias se propõem como o testemunho que mais conta. A deliberada falta de texto (ou de teoria se preferirem) justifica a leitura lenta que se oferece tanto ao especialista como ao leigo. De aparência simples, quase pobre, cada página vira-se a medo que algo fique por dizer ou por ver.
As monografias de Olgiati partilham uma invariante, o carimbo de Dino Simonett - 'sophisticated art books in splendid beauty' - que as transforma em objectos de coleccionador antes mesmo de servirem o propósito de monografias de arquitectura. O 'novo' estatudo permite que já não se fale de páginas, mas de uma 'assemblage' de pranchas semi-rígidas (e acrescentemos, para infelicidade do objecto, pouco práticas a manusear).
A monografia 'Valerio Olgiati', dedicada ao trabalho de Olgiati, esgotou num piscar de olhos, mas uma 'second unrevised edition' está para sair. A monografia "DADO - Built and Inhabited by Rudolf Olgiati e Valerio Olgiati", catálogo de uma exposição recente, que documenta a casa da família e a extensão que Olgiati projectou para o seu atelier, deve desaparecer rapidamente das livrarias.
Conceda-se ainda um pouco de espaço à irreflexão para afirmar que estar com um Olgiati em papel começa a estar muito próximo de estar com um Olgiati construído.
fotos via simonett.com

Sem comentários: