o desconexo

_

7.8.10

graber pulver (actualizado)

Uma das instituições mais importantes numa estrutura social é, ou poderia ser, a escola de arquitectura. É um organismo de que se fala muito pouco e cuja relevância na dinâmica social em Portugal tem espaço para a progressão num momento em que falamos da força dos mercados culturais. De entre as suas qualidades há uma que pode fazer uma enorme diferença na qualidade do ensino que se pratica: é a possibilidade incluir aulas de projecto leccionadas por professores convidados. Como em muitas escolas, esta é uma prática comum na Suiça, e tomo como exemplo a ETH de Zurique e a ETH de Lausanne. Ao aluno é dado a escolher entre vários ateliers de projecto, normalmente com a duração de um semestre, concebidos por arquitectos convidados. Como produto da geração erasmus tenho sobre esta matéria um olhar claramente viciado por ter passado pela experiência.
Uma organização deste tipo apresenta dois dados importantes: um ensino claramente mais próximo da prática corrente e dos problemas contemporâneos, e a pluri-disciplinaridade da formação oferecida pelas diferentes temáticas em jogo, ou seja, entre os vários ateliers. Inerente à situação está o facto dos programas de estudo propostos pelos professores convidados estarem intrinsecamente ligados a uma visão própria, ou a um centro de interesses específico, situação que cria uma relativa intimidade do processo de formação.
Seja em relação ao corpo académico ou ao contexto regional, a situação estrangeira de grande parte das personalidades acentua a forte componente de contaminação cultural. Algumas das experiências de docência resultam em publicações de carácter não académico mas ainda assim pedagógico que fixam a especificidade dos processos acima descritos, e como é o caso do livro que se segue.

'Raumsequenzen und urbane infrastrukturen - Spatial sequences and urban infrastructures' é a publicação que relata a docência de Marco Graber (1962) e Thomas Pulver (1962) durante o periodo 2006-08 como professores convidados na disciplina de projecto do curso de arquitectura da ETH de Zurique. Graber Pulver é também o nome do escritório fundado em 1992 pelo dois arquitectos suiços, também formados na ETHZ entre 83-89.
Importa aqui reter ou destacar duas ou três ideias do ensaio introdutório, da autoria de Graber e Pulver, que deram a tónica aos exercícios propostos e que são simultaneamente preocupações presentes na sua prática enquanto arquitectos.
Como o título sugere, os exercícios focalizam-se na resolução de programas de âmbito infra-estrutural; equações que pela complexidade e pelo o seu papel são capazes de se inscrever na ordem primária de um tecido urbano, ou possuem uma força capaz de gerar uma nova urbanidade. No seu ensaio, Graber e Pulver sublinham a importância da criação de identidade num determinado contexto através o potencial espacial de um projecto; situação patente, por exemplo, no projecto da dupla para um conjunto habitacional em Shafereiareal (Zollikofen, BE, 1993).
A dupla fala também de "dramaturgia espacial" - uma expressão feliz - para ilustrar o que consideram ser mecanismos de re-definição da identidade de um lugar; situação trabalhada, por exemplo, no projecto a concurso para o centro Alterszentrum em Zug (2004). Este projecto afirma uma volumetria estrangeira ao contexto mas ainda assim guarda uma forte referência aos volumes existentes.
Nos exercícios académicos na ETHZ, como no trabalho de Graber e Pulver, o conceito de movimento/deslocação tem direito a uma forte mise-en-scène; na grande escala estas ideias acentuam a importância de novas sequências urbanas, na pequena escala originam muitas vezes o gesto em que se funda o projecto, como as escadas do bloco Rondo em Zurique (2004-07) ou a circulação na proposta de concurso para a reconstrução da pousada no Gottardpass (2005).
Os exercícios propostos durante os 4 semestres foram: Hypercrans - um interface de teleféricos com hotel, apartamentos, zona de comércio, desporto e spa no contexto alpino da região de Crans-Montana; Autopark - um complexo para carros, interface de autocarros, e outras funções adjacentes como bomba de gasolina e stand de vendas; Tanzbern - um edifício forum para a dança no cantão de Bern com centro de documentação, hotel, restaurantes e salas de espectáculo; e Bergbad - um complexo de centros de bem-estar e descanso no Val Sinestra, Alpes suiços. A publicação, que serve para relatar experiência de ensino e compreender melhor o trabalho da dupla Graber Pulver, tem ainda ensaios de Andreas Ruby, Axel Simon, Nadine Olonetzku e Judit Solt, e é editado pela Scheidegger & Spiess.



Sem comentários: