o desconexo

_

28.9.07

divulgo

Não há memória de uma rentrée tão animada por estes lados...
Fico contente!

CICLO DE ARQUITECTURA

FNAC, Forum Coimbra

Ciclo de Arquitectura

O Arquitecto e a Cidade Velha
de Catarina Alves Costa


APRESENTAÇÃO
Dia 02 | TER | 18H00


Um arquitecto, Álvaro Siza Vieira, e a sua equipa, são chamados a coordenar o projecto de recuperação da Cidade Velha, na ilha de Santiago, em Cabo Verde. O objectivo final é a candidatura desta cidade a Património Mundial da UNESCO. Todo o processo suscita na população local grandes expectativas quanto à melhoria das suas condições de vida. O documentário de Catarina Alves Costa conta a história do encontro entre estes dois mundos, o do arquitecto e o da população, acompanhando ao longo de três anos algumas das histórias que aconteceram.


Textos Datados
de Alexandre Alves Costa

APRESENTAÇÃO
Dia 03 | QUA | 18H00

A editorial e|d|arq pretende constituir-se como lugar de produção de ideias no seio da instituição universitária e no campo da cultura arquitectónica. Através da sua colecção Debaixo de Telha, divulga a actividade científica do Departamento de Arquitectura da FCTUC transportando os resultados da investigação para o domínio público. Textos Datados, a mais recente publicação, organiza em cinco temas - Arquitectura Portuguesa, Arquitectos, Obras, Cidades e Porto, Escola do Porto, Ensino - uma selecção da produção teórica de Alexandre Alves Costa desenvolvida enquanto cidadão e docente de arquitectura. A apresentação do livro é seguida de um debate com o autor e José António Bandeirinha sobre o tema "Livros de Arquitectura: Investigação e Divulgação".


Murphy
Revista de História e Teoria de Arquitectura e do Urbanismo

APRESENTAÇÃO
Dia 08 | SEG | 21H30

Helena Barreiros, editora-adjunta da Murphy , modera a apresentação do segundo número da Revista de História e Teoria de Arquitectura e do Urbanismo, uma publicação conjunta do dARQ e da Imprensa da Universidade. A sessão conta com a participação de autores dos dois volumes já editados.


NU

APRESENTAÇÃO

Dia 09 | TER | 21H30

A NU é uma publicação planeada e produzida pelos estudantes do Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra. Essencial, imparcial e descomprometida, a NU é uma ferramenta de aprendizagem que tem como objectivo a reflexão e debate em diversos temas relacionados com a arquitectura, enriquecidos pela colaboração de diversos arquitectos e académicos de todo o mundo. A NU apresenta-se e mostra como se faz uma das raras revistas de estudantes de arquitectura no nosso país.

ecdj

APRESENTAÇÃO
Dia 10 | QUA | 21H30


Em Cima do Joelho é uma publicação que trata o quotidiano da arquitectura no mundo académico da Universidade e no espaço urbano de Coimbra. Os Seminários de Desenho Urbano que o Departamento de Arquitectura da FCTUC promoveu e que a revista ecdj publicou - Coimbra: um Novo Mapa (ecdj 3 e 4), Inserções (ecdj 6/7) e Reabilitação Urbano do Mindelo (ecdj 10) - constituem instrumentos alternativos de intervenção na cidade que se apoiam principalmente no conhecimento e na reflexão crítica. A apresentação inclui um debate sobre "Seminários de Desenho Urbano: instrumento de reflexão sobre a cidade", com Alexandre Alves Costa, Gonçalo Byrne e Walter Rossa.

Cremaster 3
de Mathew Barney

PROJECÇÃO
Dia 13 | SÁB | 21H00

Cremaster 3 é o trabalho mais extraordinário e hipnótico de Matthew Barney. Neste The Order, o Aprendiz tenta passar por duas bandas hardcore, coristas e uma mulher-felina, enquanto escala os vários níveis do átrio do Museu Guggenheim para, no final, enfrentar o seu mestre Hiram Abiff, o arquitecto do Edifício Chrysler (interpretado pelo escultor Richard Serra). O mítico ciclo de Barney é composto por cinco filmes e foi considerado pelo New York Times como um marco de ambição, afirmação e provocação para a arte do novo século.


Sem comentários: