o desconexo

_

6.9.07

outra vez

Hoje cruzei-me com a Arq./a, uma publicação sobre arquitectura e artes contemporâneas. No início do ano a Arq./a passou de bimestral a mensal e há uns meses atrás baixou o preço de banca para custar agora 4 euros e qualquer coisa por numero. Foi óptimo porque é uma revista com qualidade, com uma imagem sóbria e geralmente bons conteúdos.

O número de Setembro debruça-se sobre "Paisagens Sintéticas". Na capa o Blur Building dos Diller & Scofidio a sugerir que sintéticas está mais próximo de artificial do que de síntese.
Até aqui tudo porreiro.
O que me deixou desapontado foi a inclusão do projecto do Terminal Marítimo de Yokohama dos F.O.A.. Não pela obra, nem pelos arquitectos! Deixou-me desapontado porque o projecto já apareceu publicado em tudo o que é revista de arquitectura, site ou blog!

O que se espera de uma revista de arquitectura hoje?
Das duas, uma: ou uma revista de arquitectura publica projectos novinhos em folha avulso, uma espécie de montra da colecção Outono/Inverno com as últimas tendências, ou então é temática: pesquisa uma série de projectos e cose tudo com um ou dois bons ensaios, ou algo mais do que as sucintas memórias descritivas.

Deixo aqui algumas "paisagens sintéticas" da artista Maya Lin...


MAYA LIN
Wave Field University of Michigan, Ann Arbor, 1995

foto de Tim Thayer

MAYA LIN
Exposição Systematic Landscapes na Henry Art Gallery
fonte da foto

...que também é arquitecta.

MAYA LIN
Langston Hughes Library, Tennessee
, 1991

Vai estar uma exposição de Maya Lin aqui.
E podem encontrar parte da obra dela aqui.

Sem comentários: