o desconexo

_

20.5.08

somos números - worldometers

A maior parte das notícias nos media é rematada por números:
"Este ano o números de acidentes aumentou para 235 no mesmo periodo de 2007"
"Estao 3 mil pessoas em lista de espera para serem operadas"
" O número de deslocados de guerra aumentou para 24 mil desde o início da guerra"
"Calcula-se que 3 mil pessoas estao desaparecidas"

Os números dao escala à notícia. Dao escala ao evento de tal forma que ficamos incapazes de gerir a sua dimensao real - a partir de 2 mil e poucas pessoas eu já tenho alguma dificuldade em imaginar a mole humana que lhe corresponde.
As estastísticas sempre me pareceram redutoras. Principalmente quando, enquantos indivíduos, somos reduzidos a números. Somos o que somos... e neste caso somos números.
Podemos pertencer a múltiplos universos (ricos/pobres, velhos/novos, etectera), mas no final das contas somos todos iguais porque, num limite estatístico, os números nao nos distinguem: somos números. Entramos no "indiferenciado" mundo da estatística no momento que somos concebidos e é nesse momento que nos eternizamos. Quando morrermos, morreremos contentes, cumprimos o nosso papel, fomos alguém ou pelo menos fomos um número.

Esta deambulaçao escrita vem a propósito do worldometers. É uma página online que apresenta números estatísticos em tempo real. Para cada facto recolhem data de fontes internacionais, transformam essa informaçao em algoritmos, inserem contadores e puff: start counting!

Quando espreito o worldometer para ver como está a contabilidade da casa, os factos passam para segundo plano, e fico de imediato preso aos contadores. Como nao sou capaz de materializar a quantidade a que correspondem os números, deixo-me ficar a olhar... especado entre contadores que parecem congelados e os que mostram vertiginosas contagens.

Sem comentários: