o desconexo

_

6.7.08

um novo museu cantonal de belas artes em Lausanne

imagens via BERREL KRAEUTLER (c)

Em Lausanne, e creio que por toda a Suiça, os índices de participação popular na vida da cidade são altos. Digo com isto que é relativamente fácil organizar uma iniciativa popular, não apenas contra ou a favor mas também numa perspectiva "e se...". No centro da cidade as probabilidades de sermos intimidados para assinarmos uma petição ou abaixo assinado para um referendo ou iniciativa popular é muito muito alta. Os suíços gostam e fazem-no por quase por tudo e por quase nada.
A ilustrar esta nota estão os prós, os contra e os "e se" em torno do futuro Museu Cantonal de Belas Artes em Lausanne.
O concurso para o novo Museu foi ganho em 2004-2005 pelo menos conhecido e jovem atelier BERREL KRAEUTLER (ch) contra vários pesos pesados da arquitectura europeia (MVRDV, No.Mad, R&Sie...) e suiça (Richter et Dahl Rocha, Geninasca Dellefortrie...).



imagens via BERREL KRAEUTLER (c)

Nestes últimos meses agitaram-se as águas do Lago Leman: de um lado um grupo de actores culturais a favor da construção do novo museu de belas artes e do outro contam-se as assinaturas para levar a referendo a construção do museu na zona de Bellerive, nas margens do lago. Apesar de misturar argumentos de ordem diversa, o comité referendário pas-au-bord-du-lac não é contra a ideia de um novo museu mas, e acima de tudo, contra a implantação do museu nas margens do lago e relativamente afastado do centro de Lausanne. São contra um museu que vem "estragar" o postcard da margem do lago com as luzes de Evian a cintilar lá do outro lado.

Entre as duas frentes da batalha a imagem do novo museu tem um papel muito importante na captação de militantes principalmente porque o projecto tem uma aparência monolítica. O contra explora o carácter de rochedo para evocar a ideia barreira visual exagerando de forma trapalhona uma foto-montagem com os gabaritos do futuro projecto, e o pró melhora os renders mostrando os rasgos de vidros na opacidade rochosa do conceito.


Link: o dossier de apresentação do novo projecto (.pdf)
Link: atelier Berrel Kraeutler /CH
Link: Pró-nMCBA
Link: Contra-nMCBA

E ainda a visita possível e virtual ao interior do novo Museu de Belas Artes:

Sem comentários: