o desconexo

_

16.9.08

ATP, UEFA, FIFA, BAUNETZ

Descobri que afinal o campeonato onde jogamos também tem um ranking muito parecido com o ranking ATP, ou mesmo o da UEFA ou da FIFA.
A Baunetz (portal de arquitectura alemã) mantém um ranking de escritórios de arquitectura classificados através de um critério de pontos consoante o numero de vezes que são publicados nas "revistas da especialidade".
O site alemão considera publicações como a Bauwelt, Architectural Review, Detail, A+U, Architektur Aktuell, Domus, L'architecture d'Aujourd'hui, Werk Bauen und Wohnen , entre outras) como referência para montar o ranking, e criou uma tabela de pontos consoante o destaque da noticia, o numero de ilustracoes e o numero de páginas dedicadas ao projecto ou à empresa.
Os representantes helvéticos são 18 no top1oo internacional encabeçado (obviamente) pelos H&dM no 2ºlugar. Siza ocupa o 11º lugar com 113 pontos a 17 pontos do 10ºlugar do japonês Toyo Ito. (Escrito desta forma poderiamos estar a falar de um qualquer outro "desporto".)

O des-conexo publica o top do ranking Baunetz que nao seria muito dificil de adivinhar:

1. OMA (Rem Koolhas), Rotterdam
2. Herzog & de Meuron, Bâle
3. Steven Holl Architects, New York
4. Zaha Hadid, Londres
5. Sanaa Architects (Kazuyo Sejima et Ryue Nishizawa), Tokyo.
7. Jean Nouvel, Paris
8. David Chiperfield Architects, Londres
9.Foster & Partners, Londres
10.MVRDV, Rotterdão.

Este ranking assenta numa peneira de diferentes perspectivas editoriais que adicionadas estratifica os "melhores" dos "menos bons", ou pelo menos, os mais mediáticos dos anónimos. Nao podendo com isto dizer que os "melhores" fazem "melhor" arquitectura, o gradiente classificativo transmite uma ideia de sucesso e visibilidade das respectivas empresas. (o meu prognóstico para o próximo ano é que teremos os SANAA no 3º lugar ou mesmo no 2º posto!)

3 comentários:

Mário André disse...

Sanaa em 3º ou 2º? está a ficar assim tão boa a Mediathèque?

tiago borges disse...

Nao me refiro apenas ao Rolex Learning Center! (Claro que com a conclusão da mediateca vao ganhar imensos pontos no campeonato!) E não quero dizer que vão ficar na "moda". Mas repara que foram eles os escolhidos para a ampliação de serralves no porto... nao foi?

Carlos M Guimaraes disse...

devo admitir que quando soube que a Sejima ia construir no Porto fiquei contente. Nao sou nada apologista da arquitectura "estrela" porque sim, porque vende, porque é icon. interessa a qualidade, e acho que ela tem e muita! fico á espera de ver o projecto...