o desconexo

_

19.9.08

Carapaça espiritual - Capela temporaria de St. Loup

Insecto em origami via: Taketori Kiri

No ano passado os Local Architecture (CH) em associação com Danilo Mondada (CH) ganharam o concurso de recuperação do convento de St.Loup, Pompaples.
Para permitir o inicio dos trabalhos no convento, a dupla teve também de projectar um local de oração temporário para o culto das freiras durante os 18 meses de duração das obras de restauro.
A proposta para a capela temporária consistiu num protótipo inovador de uma estrutura de madeira baseada nas técnicas de dobragem de papel origami.
O desenvolvimento da solução foi desenvolvida em colaboração com o IBOIS (Laboratório de construção em madeira) da EPFL dirigido por Yves Weinand. Esta oportunidade permitiu ao laboratório o desenvolvimento de um protótipo de estudo e ao mesmo tempo solucionar a necessidade das freiras de St.Loup.
A capela é formada por uma nave única, como um prisma de secções trapezoidais com uma progressão de diferentes tamanhos (o valor da largura diminui, o valor da altura aumenta). Esta nave é coberta por uma estrutura dobrada de painéis de madeira maciços. Os topos translúcidos são revestidos a policarbonato alveolar aplicados numa sub-estrutura de madeira a fazer lembrar uma composição de vitrais.
Não cito aqui a justificação de implantação da capela dos autores porque a autonomia e força formal do objecto deu-lhes liberdade de manobra q.b. considerando a parcela (quase vazia) disponível.
A força expressiva do projecto está indubitavelmente ligada à carapaça modelada da capela conseguida através dos recursos informáticos do IBOIS que casou a exigência reduzida do programa com as questões estruturais, um bom comportamento térmico e o desejo de forma dos arquitectos.

Ficam as imagens e links:
Local Architecture (CH) / Danilo Mondada (CH) / IBOIS.EPFL

photo via: local architecture

Sem comentários: