Hoje andei pela primeira vez num Segway, e digo-vos: bestial!
No princípio é um pouco difícil encontrar o ponto zen na relação corpo/maquina, mas depois de assimilar o funcionamento do Segway é muito fácil manobra-lo.
A máquina utiliza uma tecnologia de "estabilização dinâmica". A aceleração do Segway depende da inclinação do nosso corpo: quando nos inclinamos para a frente o Segway avança, quando o fazemos para trás o Segway recua, no meio destes dois movimentos encontramos um ponto de equilíbrio onde conseguimos estar parados. Quando maior for o ângulo de inclinação do nosso corpo mais rápido rolamos.
A coluna do guiador é basculante (esquerda/direita)a e permite controlar a direcção para onde queremos avançar. Mesmo estando parados é possível girar o Segway e mudar de direcção muito rápido.
Rolei em dois terrenos diferentes, numa estrada de alcatrão e numa calçada de pedra, e o comportamento da máquina foi sempre muito estável. Fiquei também surpreendido pela velocidade que é possível alcançar. A bateria tem uma autonomia de 20 km o que permite que seja uma boa opção para a deslocação citadina. Na Suiça o Segway já está autorizado a circular, foi homologado como motociclo ligeiro (A1), tem matricula amarela, pode circular no máximo a 15 km/h e não exige capacete (mas recomenda-se!).
Torno a dizer: bestial!
Falta apenas melhorar alguns aspectos tais como: subir e descer passeios (incluindo pequenos degraus), uma possibilidade de corta-vento ou protecção em dias de chuva, um sistema de travagem alternativo para os mais azelhas, e claro, um preço (muito) mais acessível.
links: segway e princípios técnicos
o desconexo
21.9.08
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