o desconexo

_

25.3.09

revista de imprensa - matières


Esta é a Matières, uma (boa) publicação académica de crítica de arquitectura com cara de publicação académica.

A revista Matières é um produto do Laboratório de Teoria e História (da arquitectura) da E.P.F. Lausanne e tem como principal objectivo dar visibilidade às pesquisas conduzidas no laboratório. Cada número anual debruça-se sobre um tema específico em torno do qual gravitam os vários ensaios dos membros do LTH, e também contribuições de convidados externos. O tema serve (por vezes) de base para o plano de estudos semestral da disciplina de Critique architectural (uma disciplina de investigação sobre casos-estudo e que oportunamente frequentei durante o ano erasmiano).
Para contextualizar esta "partilha", é relevante dizer que dois dos nomes fortes do laboratório, Bruno Marchand e Jacques Lucan, são também os titulares da cadeira e que os centros de interesse temáticos entre o laboratório, a publicação e a disciplina de crítica em tudo beneficiam a formação teórica que a escola oferece. Não se trata da prevalência da "teoria" sobre a "prática" de projecto (e a este propósito lembro-me das guerrinhas que existiam no dArq) mas a importância de ensinar os alunos a pensar. E a disciplina de Crítica fazia (e faz) fundamentalmente isso: ensina a pensar.

Para os interessados: foi recentemente editado o número 9 da Matières com dois artigos que se debruçam sobre dois arquitectos portugueses: Siza e Pancho Guedes.
A Matières 9 trata o "Espaço arquitectónico" através dos seguintes ensaios:
Hypothèse pour une spacialité texturée, Jacques Lucan; Complexités et dynamiques espaciales, Bruno Marchand (notas sobre a dimensão artística da arquitectura dos anos 70 de Alvaro Siza); La maison de campagne en brique de Mies Van der Rohe, Roberto Gargiani; La fiction de l'espace temps, Grégory Azar; De la perception de l'espace, Martin Steinman; La réception critique de Learning from Las Vegas dans le contexte suisse des annés 70, Frédérik Frank; Pancho Guedes, figure exotique de l'apres guerre, Cornellia Tapparelli; Destruition de l'architecture: Archizoom 1966-1974, Beatrice Lampariello.

Dois dos números anteriores da Matières são disponibilizados gratuitamente em pdf porque esgotaram na sua edição papel. Aqui estão os links e as temáticas das anteriores:
Matières nº1 - Motions, émotions PDF
Matières nº2 - Paysage architectural
Matières nº3 - Regard... PDF
Matières nº4 - Banal/monumental
Matières nº5 - Modularité/proportionnalité
Matières nº6 - Actualité de la critique
Matières nº7 - Cohérences aventureuses, nouvelles approches réalistes
Matières nº8 - Croissance

Boas leituras!

Sem comentários: