o desconexo

_

29.7.09

o canto (in)voluntário da arquitectura


Vista da instalação
"Playing the building" David Byrne, Fargfabriken, Estocolmo 2005

Trataram-se grunhidos na tômbola de comentários do post anterior para hoje se falar da arquitectura que, pelos dedos (ou pela cabeça) de David Byrne, canta. Cliquem aqui e prossigam a leitura.

Foi em dois mil e cinco que David Byrne, a cabeça mais falante dos quatro musicos, apresentou a instalação "Playing the building" no Fargfabriken, um edifício industrial do século XIX transformado em centro experimental para as artes em Estocolmo.
A instalação concentrou-se num armadilhado orgão de tubos colocado no centro da nave do edifício. Da traseira do órgão, uma centena de cabos foram amarrados a diferentes pontos do edifício, de forma a que cada toque de tecla correspondesse a uma acção específica infligida ao complexo. O existente, activado pelo dedo do homem, pelo toque da tecla, produziu uma sinfonia "do it yourself" (ou melhor: "explore it yourself") composta por colcheias de sibilos que atravessaram a canalização, por semibreves de antigos motores de clarabóias que resmungaram em diferentes tons e ainda percussões de ecos vibrantes saídas da estrutura de ferro fundido.

O que quis Byrne fazer com isto? Pôr o espaço a cantar, ou se preferirem, transformar a arquitectura num instrumento; opções que não são exactamente a mesma coisa; visto através do primeiro monoculo excluímos o instrumentista, ao invés, no segundo monóculo, está o instrumentista dentro do seu próprio instrumento. (Recomendo então a visão binocular, uma espécie de "today i discovered stereo sound".)
A instalação "Playing the building" explora a construção para lá dos limites do conhecimento dito normal. O visitante depara-se com a possibilidade de ultrapassar o estado de utilizador para se tornar activador do espaço-som. O activador torna-se (ainda por cima) uma espécie de produtor cognitivo. Os outros visitantes escutam e olham para ver como é? onde é? como faz?
O subversor engenho explora o inexplorado para produzir o inesperado. A acção torna-se num mecanismo de conhecimento do espaço e principalmente da matéria.
Como o conceito é daqueles fortes - os que deslocados do contexto inicial continuam a espantar - David Byrne levou "Playing the building" ao Batterie Maritime Museum, um antigo estaleiro naval de Manhattan (2008), e este ano vai re-instalar o mecanismo no Roundhouse, um pavilhão industrial londrino do século XIX, também transformado em centro para as artes.

Muitos dirão que são grunhidos enquanto outros arriscam dizendo que são "barulhos". Chamem-lhe música se quiserem, mas lá no fundo é arquitectura.


- Escutem aqui ou aqui duas composições (in)voluntário da arquitectura (pop-up)
- Fotos de "Playing the building" 2005 e 2008
- "Playing the Building" no site de David Byrne

Vista da instalação no Roundhouse, Londres (2009)

4 comentários:

alma disse...

Exemplar...
Fantástico :)!
muito obrigada :)

tiago borges disse...

:)
Depois de escrever sobre o "Playing the building", comecei a pensar em que outros edifícios gostava de o ver instalado.

alma disse...

:)
Podemos saber que edifícios seriam ?

tiago borges disse...

O primeiro que pensei foi a torre Eiffel.
Julgo que a instalação à escala de uma cidade podia resultar bem... mas depois apercebi-me que só funciona se existir uma "caixa de ressonância"... e a torre Eiffel é só um esqueleto. : )