o desconexo

_

27.6.10

la déesse

"I shall perform upon myself the sort of operation that physicists conduct upon the air in order to discover its daily fluctuations. I shall take the barometer readings of my soul, and by doing this accurately and repeatedly..." J. Rousseau citado pour Alison Smithson

Quando se fala de livros e de arquitectos, ou seja, de livros concebidos por arquitectos, há uma pequena e notável publicação que deve seguramente fazer parte da biblioteca de todo o "livrólogo".
Publicado originalmente em 1983, e republicado por Christian Sumi em 2001, AS in DS - an eye on the road é o 'diário' automóvel escrito por Alison Smithson (AS) a bordo do seu Citroên DS. Peculiarmente recortado à escala 1:18 do Citroên DS, o livro-quase-objecto regista as reflexões de AS escritas e desenhadas entre 1972 e 74, enquanto fazia a travessia entre a residência de Londres e a casa de férias em Fonthill, ao norte de Salisbury no Reino Unido. Os relatos de AS, à imagem de um diário de bordo, "a record of a special recognition by a mind trained to give form" (como descreve a autora), estão organizadas em seis 'capítulos', que se debruçam sobre as particularidades, quase-sinergias, entre o observador e a paisagem à velocidade do espaço-carro. Inerente à 'educação' do ver e do viajar, os registos de AS respiram, por um lado, a prazenteira inconsciência dos prazeres da viagem, por outro, a persistência na construção de uma nova percepção, uma nova estética, que nos é/foi oferecida pelo automóvel.
"A teaching document" como introduz Peter Smithson.


Sem comentários: