o desconexo

_

10.9.10

patio & pavilion

Cruzei-me há pouco tempo com uma imagem da Casa Latapie dos Lacaton & Vassal. A propósito dessa casa aproveito para postar um texto escrito como interlúdio em 2007 e que compôs a página 52 e 53 da minha investigação final de licenciatura.
Ainda que se tratem de problemáticas diferentes (ou nem tanto), ao rever estas imagens fiquei também a pensar no premiado pavilhão do Bahrain na edição deste ano da Bienal de Veneza...

"Na Whitechapel Art Gallery, a 9 de Agosto de 1956, foi inaugurada a exposição «This is tomorrow». Comissariada por Theo Crosby, a exposição reunia 12 montagens sobre as futuras formas de habitação. Alison e Peter Smithson com Edoard Paolozzi e Nigel Henderson, formaram um dos doze grupos – compostos por um pintor, um escultor e um arquitecto – convidados para intervir. A exposição quis incorporar arquitectura, pintura e escultura num amplo campo imagético.

A proposta «Pátio and Pavilion» (1) dos Smithsons, Paolozzi e Henderson consistiu um “habitat” simbólico no qual eram representadas as necessidades humanas: «Pátio and pavilion represent the fundamental necessities of the human habitat in a series of symbols. The first necessity is for a piece of the world – the patio – the second necessity is for an enclosed space – the pavilion – these spaces are furnished with symbols for all human needs» (2). Durante o processo de trabalho do grupo, os arquitectos projectaram a estrutura – o pátio e o pavilhão – os artistas reuniram os diferentes objectos (3).

O pátio, de planta rectangular e coberto com areia, era delimitado por uma cerca de painéis de madeira revestidos por uma superfície de alumínio reflector. O pavilhão era uma cabana com um espaço interior único de planta rectangular e composta por elementos madeira (muitos deles reciclados, em segunda-mão). A cobertura inclinada eram placas onduladas de plástico transparente.

Com as devidas precauções, a apetecida analogia entre o «Pátio and Pavilion» dos Smithsons e a casa Latapie dos Lacaton & Vassal é estimulante. Mais do que as similitudes formais entre a casa Latapie e o pavilhão, existe a ideia na qual «o trabalho do arquitecto providencia o contexto no qual o indivíduo se realiza» (4) através da apropriação e da disposição dos seus “objectos” no espaço.

O pátio de areia (talvez de um deserto) simboliza o espaço de extensão e movimentação da vida “nómada” que se desenrola no interior do pavilhão. O pátio é o lugar para o espectro das actividades humanas simbolizadas por diversos objectos nele espalhados. A cobertura transparente é o pedaço de céu, o clima exterior que se sente no interior através da solução das placas onduladas. A arquitectura do pavilhão, como na casa Latapie, é o cenário para a ocupação, é um habitat, e para os Smithsons «it was more a statement about occupancy and territory than a programme announcing a particular style or approach» (5).

(1) Sobre o «Pátio and Pavilion» ver Smithson, Alison e Peter - The Charged Void: Architecture. Nova Iorque: The Monacelli Press, 2001; Puente, Moisés - 100 anos: Pabellones de Exposición. Barcelona: Gustavo Gili, 2000 (2) Texto de Alison e Peter Smithson no desenho de projecto para «Pátio and Pavilion». (3) Cf. Vidotto, Marco (1997) - Alison+Peter Smithson. Barcelona: Gustavo Gili, 2004, pp.86-91 (4) Ibid. (5) Alison e Peter Smithson apud. Vidotto, Marco, op. cit.

6 comentários:

AM disse...

bela provocação :)

tiago borges disse...

...direito de resposta...
(ainda falta o "quase", mas esse ficará para outro post)
: )

AM disse...

moral da posta:
fica quase sempre qualquer coisa por dizer :)

alma disse...

Tiago,
Preciso de saber tudo :)
sobre o "QUASE"...
não sei nada de nada:)))
mas o meu ideal está próximo dos L&V
:)
fico a aguardar noticias :)
a sua tese pode-se ler ?!

tiago borges disse...

Alma,
o 'quase' virá talvez num dos futuros posts... não queremos para já contaminar o blog só com 'generosidade, flores e estufas...' : )
a 'tese' talvez se possa ver em breve online... mas em todo o caso a biblioteca do darq tem lá dois exemplares : )

alma disse...

Tiago,
Okie :)
vou tentar
ler :)