o desconexo

_

3.10.10

Lettre à Freddy Buache

Still de "Lettre à Freddy Buache" (1981), J.L. Godard

Em 1980 a cidade de Lausanne encomenda a dois realizadores, Jean-Luc Godard e a Yves Yersin, a realização de um filme de carácter documentário, de fins turísticos, com o objectivo de renovar a imagem da cidade. Com esta encomenda, o conselho comunal pretendia também celebrar os 500 anos da unificação da alta da cidade com o povoado medieval implantado à beira do lago Leman, e inaugurar os novos locais da Cinemathèque suisse.
A curta de Godard foi filmada como uma carta escrita, uma confissão, a Freddy Buache, director da Cinemathèque de 1951 a 1996. O trabalho de Godard ficou longe do feito publicitário, e até é curiosa a forma como o descreve no que filmou e como filmou.
Godard chamou-lhe um 'estudo poético', ou seja, a diferença entre 'un film sur' e um 'un film de', jogando com as palavras para dizer que o seu filme não chega à 'sur-face' porque ficou preso ao fundo das coisas.
Ao som de um solene 'Bolero' de Maurice Ravel, Godard diz a Freddy Buache o que procurou fazer. Sem relatar com uma claridade absoluta a "Lettre à Freddy Buache", sublinham-se dois ou três pequenos gestos.
Godard constrói a ideia de cidade como um movimento 'do verde ao azul', passando pelo cinzento, de Sauvabelin ao Leman, através de planos apertados que captam as cores e as texturas com movimentos contínuos. Quase sem princípio e sem fim, quase intermináveis. E numa cadência lenta de planos, Godard regista os anónimos que se perdem na cidade, os seus habitantes, como se fosse essa a única maneira de aí se viver. Uma construção-ficção (quem sabe) demasiado íntima com a realidade.

Link para Lettre à Freddy Buache (tradução fraquinha...)

Stills de "Lettre à Freddy Buache" (1981), J.L. Godard

2 comentários:

Anónimo disse...

a serem revelados e criados, mitos urbanos :)
inês m dias

tiago borges disse...

inês,
ora aí está...
ficção e criação de mitos... afinal é para isso que 'eles' (e nós) servimos.
: )