o desconexo

_

22.10.10

o presbitério e outras danças palacianas

'Transports exceptionnels: duo pour un danceur et une pelleteuse'
Dominique Boivin e Compagnie Beau Geste

Um dia quis escrever sobre uma peça de dança. Mais precisamente queria ter escrito meia dúzia de notas sobre 'Le Presbytére' de Maurice Béjart que fui assistir num teatro aqui perto. Queria perceber melhor porque é que não gostei daquele trabalho.
A um determinado momento, enquanto assistia ao espectáculo, dei por mim a debater-me sobre a dificuldade de escrever sobre dança. Não sobre a dança per se, mas a dificuldade de escrever sobre a problemática da simultaneidade. Compreender o que um rapaz de estatura média fazia dentro de um cubo branco e, ao mesmo tempo, apreciar dezenas de outros bailarinos que entravam no outro canto da cena para esgotar o mesmo movimento. Deixei-me de tal forma envolver no que ali não se passava que acabei por esquecer a banda sonora que acompanha 'Le Presbytére', aliás, de um grupo que nunca aprendi a gostar.

Hoje volto a pensar neste assunto porque, sem mais nem menos, numa praça difícil e de recordes duvidosos, em plena chuvosa manhã de sábado, dançou um homem com uma retro-escavadora.
Naquela valsa problemática e diferente, não esteve em jogo o simultâneo, o complexo, o multiforme, nada disso... Esteve ali um homem, igual a tantos outros homens, e uma retro-escavadora, também de marca conhecida, amarela e com vidros espelhados; os dois ao som de uma respeitosa cantora lírica. Entre a estranheza, a admiração, e uma insólita sensibilidade, assisti a um dos mais singulares duetos desde que tenho memória.

4 comentários:

alma disse...

Tiago,
Deve ter sido um momento e tanto ...
gosto do trabalho do Bejart
pode ter sido insólito
ao principio estranha-se mas depois entranha-se
:))))

passo sempre por aqui :)
mesmo quando não deixo mensagens
continuação de um trabalho
saludos cordiales :)

alma disse...

:))) quando disse insólito não era só pelo bejart :)
mas tb por este espectaculo com a retro-escavadora ... vi no youtube lol

tiago borges disse...

Alma : )
ainda que irregular, este blog é uma janela sempre aberta.
os videos no youtube creio que sao um pouco tristonhos, mas o 'événement' de Dominique Bouvin tem dado a volta ao mundo.

projetar Casa Magazine disse...

Projetar Casa Magazine é uma publicação virtual de arquitetura, design e decoração. Chega a qualquer parte do mundo através de uma edição online. Fácil de ler e gratuita. Deixe-se envolver por uma leitura agradável e confortável, sem sair do lugar.
Leia a revista em www.projetarcasamagazine.com ou encontre-nos na página de fãs do facebook em www.facebook.com/ProjetarCasaMagazine