o desconexo

_

2.11.08

F'Ar e Charles Pictet

f'ar_carte blanche 6_lausanne

Lausanne tem uma dinâmica cultural pouco comum para uma cidade de 130 mil pessoas. A panóplia de eventos que acontecem e que de facto têm públicos, digo salas cheias, é muito grande. Não encontramos uma sala vazia mesmo em concertos de musica erudita aos domingos de manhã na sala Métropole. Curiosamente há apenas uma associação que se presta à divulgação e organização de exposições relacionadas com a arquitectura.

O f'ar, forum d'architectures, tem em cena a sexta edição de Carte Blanche. A iniciativa funciona na base de exposição+conferencia para a qual são convidados 3 arquitectos, a quem é dada uma carta branca como ilustra o nome do evento para mostrarem a sua produção recente.
A presente sexta edição conta com Bakker&Blanc (Lausanne) , Charles Pictet (Genebra) e Ruffieux-Chehab (Fribourg). O espaço de exposição é relativamente pequeno e calhou a cada arquitecto o seu "cantinho".
Estive por lá.

Charles Pictet associou-se a um artista para mostrar 3 obras recentes: maquetes e videos deambulantes. Gosto de videos porque juntam imagem e som e tornam mais presente o espaço e a atmosfera, mas no caso dos videos apresentados por Charles Pictet a situação resulta mal porque os videos são rodados por alguém que se passeia com os olhos colados a 20 cm das paredes. As imagens rodadas descobrem mal o espaço e não complementam as maquetes para entendermos melhor a situação, o ambiente. É pena.
Deixo imagens das três realizações de Charles Pictet em exposição. (Cada imagem tem um link para o projecto em pictet-architectes.ch)

Habitaçao em Chenes-Bougerie (source: www.pictet-architecte.ch)
Habitaçao em Chenes-Bougerie (source: www.pictet-architecte.ch)

Orangerie em Vandoeuvres (source: www.pictet-architecte.ch)

Nos próximos posts teremos Bakker&Blanc...

Sem comentários: